.mais sobre mim

.pesquisar

 

.posts recentes

. Bonecos Blog

. A Bela Adormecida

. João e Maria

. A Pequena Sereia

. Código barra boas vindas

. O Cão

. Calendários 2010

. Os dez mandamentos das cr...

. Multiplicar Com Os Dedos

. Pinóquio para verificar

.Baú

. Dezembro 2021

. Abril 2020

. Setembro 2013

. Fevereiro 2010

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. adivinhas

. ambiente

. anedotas

. animais

. aniversários

. anjinhos

. aprende

. cao

. carnaval

. conselhos úteis

. contos tradicionais

. culinária

. dia da mãe

. dias comemorativos

. direitos...

. estações do ano

. família

. familia

. faz tu

. gramática

. história de portugal

. histórias

. ideias

. imprime

. jogos

. jogos tradicionais

. lengalengas

. máscaras

. miminhos

. monumentos

. natal

. o que faz...

. para colorir

. parabéns

. páscoa

. passatempos

. pinta

. provérbios

. reciclagem

. sabia que...

. sabias que...

. santos populares

. saúde

. todas as tags

Terça-feira, 25 de Março de 2008

o Elefante

 

 

Olá, seja bem vindo!

 

  • O elefante é o maior animal que vive na terra (as baleias são 10 vezes maiores, mas vivem no mar), podendo atingir 3 metros de altura e 5 toneladas de peso.

  • Sabias que o elefante é o único mamífero que não consegue pular?

  • O elefante é forte, inteligente e inspira respeito pelo seu tamanho. O macho tem o dobro do peso da fêmea. O macho pesa cerca de 5 toneladas e a fêmea cerca de 3 (tanto como 5 carros médios!).

  • É herbívoro (quando a fome aperta devoram árvores inteiras!), a sua cor é acinzentada e vive em grandes manadas. Chegam a viver até aos 150 anos e a fêmea tem uma gestação de 22 meses, quase dois anos!

  • A pele do elefante é tão dura que resiste praticamente a quaisquer ataques de predadores. A cria, porém, é muito vulnerável e a mãe, auxiliada pelos outros membros da manada, protege-a como pode, lutando contra qualquer animal que a ameace.

  • Parece uma grande bola com quatro pernas muito curtas, uma cauda pequenita com a ponta esfarripada e, sobretudo, uma enorme cabeça, com orelhas inquietas e uma tromba enorme e curiosa. Tudo isto forma um conjunto simpático e agradável!

  • Encontram-se elefantes em África e na Ásia tropical. Os seus dentes, que chegam a pesar 100 quilos (mais do que um homem adulto médio), são de marfim e por isso os elefantes são caçados, muitas vezes contra a lei, porque é uma espécie protegida.

  • Como é facilmente domesticado, principalmente o da Ásia (espécie que tem as orelhas mais pequenas) é muito útil como animal de carga, faz transportes para zonas difíceis e vê-se também em espectáculos de circo. Isto só é possível porque é muito inteligente e forte.

  • O elefante parece nunca esquecer os amigos (e os inimigos), mesmo quando passam anos e anos sem vê-los. Consegue reconhecer mais de cem animais da sua espécie através dos sons de chamada que emitem.

  • As cordas vocais do elefante são enormes e eles produzem sons muito profundos. Esses sons percorrem longas distâncias, e os elefantes conseguem reconhecê-los a um quilómetro e meio de distância. Ao som (voz) dos elefantes chama-se "barrir".

  • Quando as manadas se encontram é uma explosão de alegria. Os elefantes adoram uma festa, são muito sociáveis. As saudações são afectuosas. O entrelaçar das trombas é um gesto de boas-vindas!

  • Sabes que os elefantes têm um respeito muito grande pela morte? Quando sentem que vão morrer dirigem-se para sítios muito especiais a que se deu o nome de "cemitérios de elefantes".

  • A vida dos elefantes é passada sempre de um lado para outro à procura de água e boas pastagens. São uns gigantes nada preguiçosos e dormem apenas alguns minutos. Quando todos estão acordados, a matriarca é que os guia.

  • Nadar não é problema para os adultos: os elefantes são muito bons nadadores porque descendem de animais marinhos. As largas e ocas cavidades nasais mantêm as pesadas cabeças fora de água e a gordura do corpo faz com que eles boiem.
  • Apesar de simpáticos, quando falta água os elefantes ficam muito irritados. Precisam de muita água - para beber e para se refrescarem, mas também gostam de areia. Tem sais minerais, funciona como remédio e serve de repelente contra os insectos.
  •  

     

     

     

    Obrigada pela visita.

    Volte sempre!!!

    tags:
    Cris às 00:01
    | comentar | favorito
    1 comentário:
    Olá Cris
    Adorei esta tua faceta... vou já fazer "propaganda" aos meus filhotes.
    Boa semana
    Beijinhos
    Lourdes Messias d'Pontos sem Nó
    http://lm-gingajogas.blogs.sapo.pt


    Comentar post

    .links