.mais sobre mim

.pesquisar

 

.posts recentes

. Bonecos Blog

. A Bela Adormecida

. João e Maria

. A Pequena Sereia

. Código barra boas vindas

. O Cão

. Calendários 2010

. Os dez mandamentos das cr...

. Multiplicar Com Os Dedos

. Pinóquio para verificar

.Baú

. Dezembro 2021

. Abril 2020

. Setembro 2013

. Fevereiro 2010

. Junho 2009

. Maio 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

.tags

. adivinhas

. ambiente

. anedotas

. animais

. aniversários

. anjinhos

. aprende

. cao

. carnaval

. conselhos úteis

. contos tradicionais

. culinária

. dia da mãe

. dias comemorativos

. direitos...

. estações do ano

. família

. familia

. faz tu

. gramática

. história de portugal

. histórias

. ideias

. imprime

. jogos

. jogos tradicionais

. lengalengas

. máscaras

. miminhos

. monumentos

. natal

. o que faz...

. para colorir

. parabéns

. páscoa

. passatempos

. pinta

. provérbios

. reciclagem

. sabia que...

. sabias que...

. santos populares

. saúde

. todas as tags

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2007

Torre de Belém

 

 

 

006497b9

 

 
  • A torre de S. Vicente de Belém (é este o verdadeiro nome da Torre de Belém), em Lisboa, foi construída no século XVI e tornou-se muito importante na época das Descobertas.

  • Tudo começou em 1515 quando o rei D. Manuel decide mandar construir uma torre no local onde antes o seu antecessor, o rei D. João II, pensara construir um forte para defesa do porto da zona de Belém e da barra do Tejo.

  • As obras de construção, mesmo na zona ribeirinha de Belém, começaram logo em 1515, mas só em 1519 ou 1521, é que acabaram.

  • Sabias que a torre, por ter sido construída na época de D. Manuel, foi feita em "estilo manuelino"? Isto significa que é o estilo de D. Manuel que foi muito especial e diferente dos outros.

  • O estilo arquitectónico (de arquitectura) comum no século XVI no resto da Europa era o gótico. Por isso, o manuelino é semelhante ao gótico, mas com características especiais: usava muitos símbolos nacionais, motivos náuticos (cordas, conchas, nós), animais exóticos, etc.

  • Por ser tão especial, em 1983 a Torre de Belém foi classificada pela UNESCO como "Património Cultural de Toda a Humanidade". Isto fez com que muitos mais turistas estrangeiros a quisessem visitar.

  • Uma coisa engraçada é que quando esses visitantes chegam perto da torre ficam muito surpreendidos. É que ela, apesar de ser muito bonita, é mais pequenina do que estavam à espera!

  • A Torre de Belém é constituída por duas estruturas principais: a torre, propriamente dita (ainda com um pouco de estilo medieval, por causa das janelas pequenas, por exemplo) e o baluarte (aquela zona de defesa à volta da torre), onde se encontravam os canhões.

  • Do estilo manuelino a torre tem uma decoração muito especial: nós, esferas armilares (que faz parte da bandeira portuguesa), cruzes de Cristo e elementos naturalistas (o mais conhecido é um rinoceronte, onde está a base de uma das casinhas dos sentinelas - foi a primeira representação deste animal na Europa).

  • Sabias que para além de ter servido como um local de defesa também funcionou como alfândega, posto de telégrafo, farol e prisão?

  • Quando foi alfândega, todos os navios que vinham das viagens das Descobertas tinham que passar pela torre de Belém para mostrar os produtos que traziam de fora. E pagar os impostos respectivos, claro!

  • Até 1640, durante a soberania espanhola, a torre de Belém serviu de prisão para todo o tipo de criminosos. A partir dessa data serviu apenas de prisão política para pessoas importantes.

  • A torre é tão ribeirinha que se encontra dentro de água. Liga-se a terra por uma ponte de madeira, edificada sobre o lençol de água retido por um dique construído nos anos 60.

  • Entre as duas partes da torre de que te falámos há uma espécie de varandim. Na face virada a sul há uma imagem de Nossa Senhora do Restelo colocada num nicho (um pequeno buraco na parede).

  • É um monumento muito bonito e interessante de visitar.
    Se és de Lisboa, visita-o! Se não és da capital, não deixes de vê-lo ao vivo se vieres a esta cidade!

 

 

0052a0qx

 

 

tags:
Cris às 00:01
| comentar | favorito

.links