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Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

Dormir e o Sono

Sejam todos bem vindos!!!

 

    - Vamos para a cama!
    - Por que é que tenho de ir para a cama? Não tenho sono…


    O sono é mais importante do que parece.
    Talvez te lembres de uma vez em que não dormiste o suficiente, ou já tenhas ouvido dizer aos adultos que um bebé está com uma birra porque tem sono.


    Por que é que dormir faz falta?

  • As crianças (tal como os adultos) têm dias cheios: há a escola, as tarefas de cada um, o brincar, as actividades extra-curriculares, os trabalhos de casa, etc. Só de enumerar tudo, cansa!
    No final do dia, o corpo precisa de uma pausa, precisa de dormir.

  • O sono permite ao corpo recuperar energias para o dia seguinte.Todos os seres vivos têm ritmos de actividade e de repouso.
    Mesmo o canário ou o gato se enrolam para descansar e dormir.

  • O sono não é apenas importante para o corpo, é essencial ao cérebro! E é o cérebro que nos comanda que precisa desse tempo para tarefas muito importantes, ora lê.

  • Os cientistas ainda hoje pesquisam o que faz o cérebro quando dormimos, mas sabe-se que é o
    momento em que ele selecciona e "arruma" a informação, trabalha na resolução de problemas e repõe as energias.

  • A maior parte das crianças, entre os 5 e os 12 anos, dorme cerca de 9 horas e meia por noite, mas os peritos acham que deviam dormir mais: entre 11 e 12 horas.
    No entanto, o sono é uma acção individual: uns precisam de dormir mais tempo do que outros.

  • Quando o nosso corpo não repousa o suficiente, dormindo, ficamos rabugentos, cansados, e até sem conseguir pensar claramente. Seguir orientações torna-se mais complicado, discute-se mais e não se consegue seguir uma aula como deve ser ou realizar tarefas fáceis que exigem habilidade. No fundo, está-se a tentar dormir estando acordado!

  • A mais importante razão para dormir o suficiente é que é dormindo que crescemos!
    O nosso cérebro, quando estamos a dormir, liberta substâncias químicas que nos fazem crescer.

  • Para mais, é também nessa altura que o nosso cérebro (outra vez ele) liberta outras substâncias que controlam o nosso sistema imunitário - que, se estiver são, nos impede de ficar doentes.

    As fases do sono

  • Quando se está a adormecer, parece que acontece pouca coisa, mas não é assim... Os olhos vão-se fechando e... O cérebro entra em acção!

  • Como?
    Dizendo ao corpo como dormir: ao adormecer, numa noite normal, passamos por cinco fases de sono.

      Fase 1
      Nesta fase o cérebro dá sinal aos músculos para relaxar. Diz ao coração para bater um pouco mais devagar e a temperatura desce também um pouco.

      Fase 2
      Um pouquinho de tempo depois entra-se na segunda fase, que é um sono leve. Nesta altura ainda é fácil sermos acordados. Se alguém fizer mais barulho ou nos tocar, é normal que acordemos.

      Fase 3
      Nesta fase entramos num sono mais profundo. O cérebro envia mensagens para a pressão sanguínea baixar. O corpo torna-se menos sensível às variações de temperatura exteriores, o que faz que não se note se o local onde estamos aquece ou arrefece.
      Nesta fase é difícil sermos acordados, mas é o momento em que as pessoas sonâmbulas (que andam durante o sono) ou as que falam a dormir o fazem.

      Fase 4
      Esta é a fase de sono mais profundo. Acordar, nesta altura é muito difícil, e se isso acontecer, fica-se confuso por uns minutos, sem se perceber onde se está e o que se passa.
      Tal como na fase 3, é o momento em que as pessoas sonâmbulas (que andam durante o sono) ou as que falam a dormir o fazem, ao passarem da fase 4 para outra mais leve.

      Fase REM (REM - Rapid Eye Movement)
      REM é uma sigla inglesa e significa Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos). Mesmo sabendo que os músculos do corpo estão totalmente relaxados, os olhos mexem-se rapidamente de um lado para o outro por detrás das pálpebras.
      A fase REM é quando o coração bate mais depressa e a respiração é menos regular. É também a fase em que se sonha!

  • Quando dormimos, repetimos as fases 2, 3, 4 e REM a cada 90 minutos, mais ou menos, até que acordamos de manhã - por isso, conseguimos lembrar-nos melhor das últimas coisas que sonhamos.
    Para a maior parte das pessoas dá quatro ou cinco ciclos por noite.

  • Os pesadelos são sonhos que reflectem questões que nos preocupam ou nos perturbam, reproduzindo experiências, transformadas.

  • Lembras-te de dizermos que quando dormimos o nosso cérebro «arruma» a informação? Pois, mas há coisas que são complicadas de arrumar - essas coisas geram pesadelos.

  • É também por isso que existe o provérbio que diz que «a noite é boa conselheira».


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Cris às 00:01
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